GESTÃO DE RISCOS NA ADMINISTRAÇÃO
PÚBLICA

JUSTIFICATIVA DA CAPACITAÇÃO

O risco é inerente a todas as atividades humanas, em todos os campos. No âmbito da gestão de recursos públicos, o risco está presente tanto nas atividades que envolvem a aplicação desses recursos, de responsabilidade do gestor público, como naqueles que envolvem a fiscalização e controle da sua boa e regular aplicação, de responsabilidade dos órgãos de controle.


Além disso, a realização de uma capacitação nesse tema se justifica pelo fato de o Gerenciamento de Riscos buscar, dentre outros objetivos, contribuir com a melhoria da gestão, oferecendo subsídio aos gestores públicos para implantação dos sistemas de controles internos adequados, o que proporcionará maior controle na aplicação dos recursos, incrementode informações gerenciais e melhora no desempenho da Administração Pública,

redução da corrupção em todos os níveis e, por consequência, maior eficiência na prestação dos serviços à população local.


Ademais, cabe destacar que no âmbito federal diversos normativos estabelecem a obrigatoriedade dos órgãos e entidades implantarem a gestão de riscos em suas organizações, a exemplo do Decreto Federal nº 9.203/2017, IN CGU/MP 01/2016, IN 01/2017, IN 04/2014, jurisprudência do TCU, destacando a importância do tema para a boa e regular aplicação dos recursos públicos, em todos os níves e esferas.


“A capacitação tem caráter estritamente educacional e acadêmico. É baseado exclusivamente em referenciais, padrões, informações, normas e documentos tornados públicos pelos órgãos, entidades e autores a que se referem, que foram sistematizados e compilados pelo professor. Todas as atividades práticas são baseadas em situações hipotéticas, com foco no entendimento e aplicação dos conceitos aprendidos. Eventuais opiniões emitidas pelo Professor são de caráter estritamente pessoal, embora profissional, sobre o tema. Dessa forma, por serem pessoais, as opiniões do professor em nenhuma hipótese ou circunstância devem ser interpretadas como orientação, consultoria, assessoria ou mesmo confundidas com a posição da Controladoria-Geral da União.”

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Sugestão de data: a combinar
Carga horária: 16 horas
Horário: a combinar
Local de realização: a combinar
Certificado: Tem como requisito a avaliação que será disponibilizada pelo Professor
Kleberson Souza na plataforma 3R Capacita após a conclusão da capacitação presencial. Cada
aluno após a realização da avaliação poderá efetuar o download do certificado na sua área do aluno.

UNIDADE DIDÁTICA I – GOVERNANÇA, RISCOS E CONTROLES

1.1. Gestão de Riscos enquanto componente da governança pública
1.2. Por que abordar riscos?
1.3. Gestão de Riscos e o modelo de 3 linhas
1.4. Utilização do conceito de riscos no processo decisório
1.5. Indícios de falta de gestão de riscos e suas consequências
1.6. Conceitos-chave: objetivos, riscos e controles internos, gestão de riscos, normas e regulamentações
relacionadas, estrutura para a adequada gestão de riscos (implantação de comitê de gestão de riscos,
política de gestão de riscos, plano de gestão de riscos, papéis e responsabilidades)
1.7. Diferença entre mapa de riscos e matriz de alocação de riscos.
1.8. Como alocar riscos de modo eficiente
1.9. Classificação de Risco: Risco Inerente e Risco Residual 1.6.
1.10. Gestão de riscos: origens, princípios, padrões e elementos
1.11. Modelos de Referência: ISO 31000/2018 e COSO ERM

- Sólido embasamento teórico do conceito de risco, em perspectiva histórica de absorção pelo setor público, e com esteio em organismos tais como o International Organization for Standardization (ISO), o Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) e o Instituto Brasileiro de Gestão Corporativa (IBGC);

- Desenho de estratégias e soluções concretas cabíveis em suas organizações, considerando soluções e experiências de organizações que já se encontram em estágio intermediário e avançado nos temas, para o devido tratamento para riscos negativos e positivos;
- Demonstrar, de forma didática e prática, o passo a passo para implementar a gestão de
riscos na organização;

- Capacitar os servidores da organização, garantindo observância àsnormas e procedimentos atinentes à matéria;

- Realçar a relevância do gerenciamento de riscos não só como inibidora de desvios, mas como auxílio na melhoria do desempenho da Administração Pública.

- Demonstrar os conceitos básicos, responsabilidades e os papéis dos gestores e servidores relacionados a Gestão de Riscos de uma organização;

UNIDADE DIDÁTICA II– COMO GERENCIAR RISCOS

2.1. Considerações Iniciais
2.2. Ambiente Interno (criando o ambiente)
-Filosofia de Gerenciamento de Riscos
-Integridade e Valores Éticos
-Estrutura Organizacional e de Governança
-Padrões de Recursos Humanos
-Exemplos Práticos
2.3. Fixação de Objetivos (onde se quer chegar)
2.4. Identificação de Eventos (o que pode dar errado)
-Identificação de Riscos, Causas e Consequências
-Identificação de Riscos de Fraudes e Corrupção
-Principais Técnicas Utilizadas na Identificação de Riscos
-Riscos e Gestão de Mudanças Significativas nas Organizações
-Elaboração de Matriz de Risco
-Exemplos Práticos
2.5. Avaliação de Riscos (qual o tamanho do problema)
-Avaliação dos riscos identificados
-Utilização de Escalas de Probabilidade X Impacto
-Definição do Nível de Risco
-Exemplos Práticos
2.6. Resposta a Riscos (decidindo o que fazer com os riscos)
-Evitar, Aceitar, Transferir e Mitigar
-Avaliação da Eficácia dos Controles Existentes
-Definição do Risco Residual ou Risco Retido
-Exemplos Práticos
2.7. Atividades de Controle (como mitigar os riscos de maneira eficiente)
-Modelo de 3 Linhas do IIA para Estruturação dos Controles
-Matriz de Riscos e Controles em Licitações
-Matriz de Riscos e Controles em Outras Atividades Relevantes
2.8. Informações e Comunicações (como envolver a organização e terceiros)
-Principais Controles para Melhorar o Componente Informação e
Comunicação
2.9. Monitoramento (como se manter no caminho certo)
-Principais Modalidades de Monitoramento
-Exemplos de Indicadores de Monitoramento

PERÍODO, CARGA-HORÁRIA, LOCAL

A implantação da Nova Lei de Licitações

Um portifólio de cursos que vêm a prover soluções robustas e, ao mesmo tempo, simplificadas.

A Nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133, de 2021, hoje responde por uma das principais inovações do direito público brasileiro da década. São quase 200 artigos, com mudanças de primeira grandeza se comparada com o regime licitatório anterior, recém-revogado.


O momento é o de simplificação em face do novo. De se ganhar fluência com as novas regras, de se proceder à otimização da regulamentação, e sem criar barreiras e complexidades desnecessárias.


O cardápio aqui oferecido vem a prover soluções. Simplificação. Segurança
jurídica. Um menu de capacitação do melhor nível do País.

O PROBLEMA

Livros Publicados

Empresas que confiaram nos Treinamentos

Veja abaixo onde encontrar as publicações e cursos promovidos pelo Professor Kleberson.

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Kleberson Roberto de Souza é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal e Mato Grosso – UFMT, além possuir diversas atividades e cursos em seu currículo:
Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) da Controladoria-Geral da União (CGU) com mais de 18 anos de experiência;
Mestre em Administração Pública pela FGV;
Especialista em Direito e Controle Externo da Administração Pública pela FGV;
Especialista em Auditoria Contábil e Tributária pela UFMT;
Certificação Internacional pela International Organization for Standardization – ISO em Gestão de Riscos (C31000);
Palestrante na área de auditoria governamental, gerenciamento de riscos na Administração Pública, fraudes em licitações e contratos e avaliação de controles internos;
Coautor dos Livros Como combater a corrupção em licitações, detecção e prevenção de fraudes e Como combater o desperdício no setor público e gestão de riscos na prática, ambos lançados pela Editora Fórum;
Coautor do livro Auditoria Baseada em Riscos lançado pela Editora Fórum.

Kleberson Souza

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