GESTÃO DA OCUPAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE FACILITIES MANAGEMENT

O QUE ESTE CURSO VAI TE PROPORCIONAR?

Ampla visão sobre possibilidades de evitar desperdício e adotar modelos de contratações públicas mais eficientes, tratando a Gestão da Ocupação como elemento estratégico, abordando seus principais aspectos, em especial a busca pela eficiência do gasto, as possibilidades que envolvem economicidade e melhoria contínua dos processos e redução de desperdícios, desenvolvendo as competências e a segurança jurídica para aplicar inovações da Nova Lei de Licitações na contratação de serviços de Facilities Management, envolvendo limpeza, jardinagem, recepção, vigilância, manutenção de sistemas prediais e outros correlatos.


O curso apresenta a Gestão da Ocupação em seus principais conceitos e modelagens, potenciais de implantação, com ênfase operacional nos modelos de contratação de Facilities Management, como abordagem de planejamento mais eficiente da logística de instalações prediais.


Trataremos dos estudos preliminares e referências para levar em conta o diagnóstico de ocupação atual, tendências e necessidades de racionalização, ganho de eficiência, condições de conservação predial, sustentabilidade, modernização de atividades, impactos da digitalização, teletrabalho e dinâmicas de gestão de pessoal, instalações e contratos atuais, as possibilidades futuras, as opções de estratégias disponíveis e métodos de decisão para selecionar a melhor solução, com enorme impacto nos gastos de custeio administrativo das organizações do setor público.


PARA QUEM SE DESTINA?

Secretários, Diretores e Coordenadores-Gerais, Gestores e Demandantes de serviços prediais como limpeza, jardinagem, recepção, vigilância, manutenção, Gestores Administrativos, Gestores de Logística, Gestores de Pessoal, Gestores de atividades de apoio, Gestores de Manutenção, Gestores de Locação de Imóveis, Agentes de Contratação, Comissão de Licitação, Gestores e Fiscais de Contratos, Servidores da Área de Contratações de Serviços, Assessores Jurídicos, Pregoeiro, Auditores, Controladores, Fornecedores do setor de Facilities Management (empresas de limpeza, apoio, manutenção e correlatos)

PERÍODO, CARGA-HORÁRIA, LOCAL

Datas, horário, local ou modo de realização (presencial e/ou online): A combinar

➢ Carga horária: 20 horas

METODOLOGIA

Esta capacitação contempla aulas expositivas conforme a disponibilidade e interesse do contratante para cumprir a carga horária proposta, com atividades dialogadas e atividades práticas, baseadas em exemplos reais, casos concretos, boas práticas, pesquisas científicas, decisões jurisprudenciais, literatura especializada.


As aulas com ênfase prática buscam proporcionar o desenvolvimento de competências para construção de subsídios apropriados para definição futura de Estudos Técnicos Preliminares e Termos de Referência de serviços associados à gestão da ocupação, abordando histórico recente de alterações legislativas, jurisprudência, padrões e boas práticas, mudança cultural e de filosofia no ambiente de contratações, relevância estratégica da ocupação, principais aspectos, determinantes de custos, metodologias de modelagem, precificação e gestão contratual de serviços de Facilities, visando contribuir para a busca de eficiência do gasto e melhoria contínua dos processos e racionalização administrativa.


O curso será complementado com caderno técnico em formato de manual para elaboração de planejamento da contratação dos principais modelos de Facilities Management já praticados no setor público, com ênfase nos objetos de maior impacto e risco no custeio administrativo, adaptado para a realidade da unidade contratante.


O objetivo é aumentar as chances de evitar desperdícios e aproveitar oportunidades de aperfeiçoamento e otimização com base no estudo das necessidades reais, as opções disponíveis, os modelos de mercado praticados, as soluções possíveis e critérios para sua escolha, observadas as contratações públicas similares e as novas portas abertas pela Lei n. 14011/2020 e pela Lei 14.133/2021 ou mesmo pela Lei 13303/2016, no caso de empresas estatais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Conceitos e possibilidades da Gestão da Ocupação
  2. Principais modelagens contratuais de Facilities Management
  3. Metodologias de precificação
  4. Metodologias de fiscalização e gestão contratual
  5. Critérios de seleção de fornecedores

CERTIFICADO

Têm como requisito a avaliação que será disponibilizada pelo Professor FRANKLIN BRASIL na plataforma 3R Capacita após a conclusão da capacitação presencial. Cada aluno após a realização da avaliação poderá efetuar o download do certificado na sua área do aluno.

OBJETIVO

Apresentar conceitos, procedimentos e boas práticas, baseados em referências acadêmicas, contratações já realizadas, jurisprudência.


Avaliar potencial de economia e ganho de eficiência em modelos possíveis, em especial a exploração da flexibilidade permitida pela Lei n. 14011/2020.


Capacitar os agentes responsáveis pelo planejamento das contratações de serviços em termos de observância de normas, procedimentos e gestão dos principais riscos atinentes à matéria.


Realçar a relevância do processo de modelagem da precificação e pesquisa de preços, como inibidor de prejuízos e como auxílio na melhoria do desempenho das contratações.


Demonstrar os modelos de contratação mais comuns praticados no mercado privado e no setor público


Apresentar as abordagens metodológicas relativas ao planejamento das contratações, em especial limpeza e manutenção predial.


Fornecer subsídio para os Estudos Preliminares e Termo de Referência

A implantação da Nova Lei de Licitações

Um portifólio de cursos que vêm a prover soluções robustas e, ao mesmo tempo, simplificadas.

A Nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133, de 2021, hoje responde por uma das principais inovações do direito público brasileiro da década. São quase 200 artigos, com mudanças de primeira grandeza se comparada com o regime licitatório anterior, recém-revogado.


O momento é o de simplificação em face do novo. De se ganhar fluência com as novas regras, de se proceder à otimização da regulamentação, e sem criar barreiras e complexidades desnecessárias.


O cardápio aqui oferecido vem a prover soluções. Simplificação. Segurança
jurídica. Um menu de capacitação do melhor nível do País.

O PROBLEMA

Livros Publicados

Veja abaixo onde encontrar as publicações e cursos promovidos pelo Professor Giovanni.

Franklin Brasil Santos é uma referência em compras públicas, gestão de riscos e combate ao desperdício no setor público. Auditor federal com ampla experiência, atuou como coordenador da área de estratégia da Central de Compras do Governo Federal, contribuindo para a modernização dos processos de licitação e contratos. É mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP e doutorando em Engenharia e Gestão pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.Coautor das obras "Como Combater a Corrupção em Licitações" e "Como Combater o Desperdício no Setor Público", Franklin capacita gestores públicos a identificar fraudes, otimizar processos e garantir o uso eficiente dos recursos públicos. Reconhecido por sua expertise e abordagem prática, ele promove a integridade, a transparência e a eficiência na administração pública, ajudando a transformar a gestão de recursos em um modelo de boas práticas governamentais.


FRANKLIN BRASIL

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Dúvidas Frequentes

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