Este curso proporcionará aos participantes as seguintes competências e habilidades:
Utilizar as Normas Internacionais de auditoria para implementar as melhores práticas profissionais aplicadas à etapa de comunicação dos resultados às partes interessadas do setor público e monitoramento das recomendações de auditoria;
Elaborar recomendações direcionadas a aspectos relevantes da gestão para que possam
agregar valor e melhorar os processos organizacionais.
Servidores públicos federais, estaduais e municipais que exerçam atividades de auditoria governamental, tanto no âmbito das Auditorias Internas quanto nos Tribunais de Contas e servidores em geral que queiram aprender técnicas de elaboração de relatórios de auditoria.
Sugestão de data: A combinar
➢ Carga horária: 16 horas
➢ Horário: a combinar
➢ Local de realização: Presencial
➢ Certificado: Tem como requisito a avaliação que será disponibilizada pelo Professor Kleberson Souza após a conclusão da capacitação online. Cada aluno após a realização da avaliação poderá efetuar o downloaddocertificadonasua áreadoaluno.
➢ Obs.: As despesas de realização do evento, a exemplo de impressão de materiais,
coffee break, se houver, serão por conta da contratante.
O Curso será apresentado presencialmente. Em curso, haverá interatividade com o instrutor para
esclarecimento de dúvidas e discussão de casos práticos com interação individual e coletiva, na
plataforma disponibilizada.
Os alunos receberão os seguintes materiais exclusivos do curso:
a) Livro de Auditoria Baseada em Riscos para cada aluno (versão digital);
b) Checklist de revisão de qualidade dos relatórios e recomendações de auditoria;
c) Estudo de Caso Prático com a supervisão do professor.
MÓDULO I: Por que e para quem comunicamos os resultados da auditoria?
1.1. Por que e para quem comunicamos os resultados
1.2.. O propósito da auditoria governamental
1.3. Como os leitores utilizam os relatórios de auditoria
1.4. O relatório no ciclo da atividade de auditoria
1.5. Objetivos e clientes do relatório de auditoria baseada em riscos
1.6. Comunicação dos resultados: tipos de comunicação e destinatários
1.7. Planejamento do relatório de auditoria: relação entre matriz de planejamento, matriz de achados, relatório e plano de ação de monitoramento
MÓDULO II: Estrutura do Relatório de Auditoria Governamental
2.1 Resumo (highlight),
2.2 Introdução
2.3 Resultado dos exames
2.4 Componentes do achado de auditoria: situação encontrada, critério, causa e consequência
2.5 Elaboração de Matriz de Achados (Exercício Prático)
2.6 Técnicas de identificação e análise de causa raiz
2.7 Recomendações
2.8 Como fazer recomendações relevantes e úteis no relatório de auditoria
2.9 Como selecionar temas relevantes que merecem ser recomendados
2.10 Tipos e classificação de recomendações e características desejáveis
2.11 Requisitos de boas recomendações
2.12 Cuidados: o que evitar recomendar
2.13 Como redigir a descrição sumária do achado e a recomendação
2.14 Como abordar no relatório situações relevantes não classificadas como achado
2.15 Tratamento de informações sensíveis e confidenciais
2.16 Declaração de conformidade com as normas
2.17 Conclusão
2.18 Anexos e apêndices
2.19 Manifestação da unidade auditada
2.20 Detalhamento da metodologia
2.21 Outros documentos relevantes
2.22 Aspectos formais: quadros e tabelas, gráficos, figuras, identificação de pessoas físicas
e jurídicas e siglas, tamanho, cor e posição do texto.
2.23 Supervisão e controle de qualidade dos relatórios
2.24 Atividades práticas
MÓDULO III: Padrões de qualidade dos Relatórios
3.1Requisitos de qualidade do relatório
3.2Recomendações adicionais para a qualidade
3.3 Atributos: clareza, completa, concisa, construtiva, objetiva, precisa e tempestiva, lingugem
simples.
3.4 Falhas comuns que comprometem a qualidade do relatório
3.5 Atividades práticas.
MÓDULO IV: Monitoramento como instrumento de mudanças
4.1Monitoramento como instrumento de mudança no objeto de auditoria.
4.2 Sistemática, formas e relatório de monitoramento
4.3 Analisando planos de ação
4.4 Por quanto tempo monitorar?
4.5 O que fazer se o gestor aceitar o risco de não implementar a recomendação?
4.6 Quantificando benefícios reais
4.7 Atividades práticas.
Um portifólio de cursos que vêm a prover soluções robustas e, ao mesmo tempo, simplificadas.
A Nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133, de 2021, hoje responde por uma das principais inovações do direito público brasileiro da década. São quase 200 artigos, com mudanças de primeira grandeza se comparada com o regime licitatório anterior, recém-revogado.
O momento é o de simplificação em face do novo. De se ganhar fluência com as novas regras, de se proceder à otimização da regulamentação, e sem criar barreiras e complexidades desnecessárias.
O cardápio aqui oferecido vem a prover soluções. Simplificação. Segurança
jurídica. Um menu de capacitação do melhor nível do País.
Veja abaixo onde encontrar as publicações e cursos promovidos pelo Professor Kleberson.
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Kleberson Roberto de Souza é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal e Mato Grosso – UFMT, além possuir diversas atividades e cursos em seu currículo:
Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) da Controladoria-Geral da União (CGU) com mais de 18 anos de experiência;
Mestre em Administração Pública pela FGV;
Especialista em Direito e Controle Externo da Administração Pública pela FGV;
Especialista em Auditoria Contábil e Tributária pela UFMT;
Certificação Internacional pela International Organization for Standardization – ISO em Gestão de Riscos (C31000);
Palestrante na área de auditoria governamental, gerenciamento de riscos na Administração Pública, fraudes em licitações e contratos e avaliação de controles internos;
Coautor dos Livros Como combater a corrupção em licitações, detecção e prevenção de fraudes e Como combater o desperdício no setor público e gestão de riscos na prática, ambos lançados pela Editora Fórum;
Coautor do livro Auditoria Baseada em Riscos lançado pela Editora Fórum.
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