Sugestão de data: A combinar
➢ Carga horária: 16 horas
➢ Horário: a combinar
➢ Local de realização: Presencial
➢ Certificado: Tem como requisito a avaliação que será disponibilizada pelo Professor Kleberson Souza após a conclusão da capacitação online. Cada aluno após a realização da avaliação poderá efetuar o downloaddocertificadonasua áreadoaluno.
➢ Obs.: As despesas de realização do evento, a exemplo de impressão de materiais,
coffee break, se houver, serão por conta da contratante.
O Curso será apresentado presencialmente. Em curso, haverá interatividade com o instrutor para
esclarecimento de dúvidas e discussão de casos práticos com interação individual e coletiva, na
plataforma disponibilizada.
Os alunos receberão os seguintes materiais exclusivos do curso:
a) Livro de Auditoria Baseada em Riscos para cada aluno (versão digital);
b) Checklist de revisão de qualidade dos relatórios e recomendações de auditoria;
c) Estudo de Caso Prático com a supervisão do professor.
Demonstrar, de forma didática e prática, o passo a passo para
implementar a avaliação de Governança Pública;
➢ Capacitar os servidores responsáveis pelas áreas de gestão e de
auditoria interna da entidade, garantindo observância às normas e
procedimentos atinentes à matéria;
➢ Realçar a relevância da adoção de estruturas adequadas de
governança não só como inibidora de desvios, mas como auxílio na
melhoria do desempenho da Administração Pública.
➢ Demonstrar os conceitos básicos, responsabilidades e os papéis
dos gestores e auditores relacionados à Governança de uma
organização;
➢ Apresentar as abordagens metodológicas relativas à governança,
aos modelos de gestão de riscos e controles internos (metodologia
Coso e Referencial do TCU); e
➢ Fornecer subsídio aos auditores para estabelecer procedimentos e
atividades de execução e de controle relacionados ao seu
processo interno, com base materiais de apoio disponibilizados.
1.1 - Estrutura Conceitual
1.1 Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos.
1.2 Por que tratar de Governança? Para que serve a Governança?
1.3 Governança e Teoria da Agência. Relação Principal – Agente no
Setor Público
1.4 Como funciona a Governança?
1.5 Sistemas de Governança.
1.6 O papel da auditoria na governança pública. Paradigma atual.
1.7 As três linhas no Setor Público
1.8 Objetivos
1.9 - Riscos
1.9.1 - Classificação de Risco
1.10 - Controles Internos
1.11 – Papéis e Responsabilidades
1.2 - Modelos de Referência
2.1 – Modelo COSO ICIF 2013
2.2 – Elementos de um governança eficaz: 5 componentes e 17
princípios
2.3 – Principais Práticas de Governança
2.3.1.1 - Ambiente de Controle (criando o ambiente)
2.3.1.1.1 – Integridade e Valores Éticos
2.3.1.1.2 – Estrutura Organizacional e de Governança
2.3.1.1.3 – Políticas e Práticas de RH
2.3.1.2 – Avaliação de Risco
➢ Planejamento Estratético
➢ Política de Gestão de Riscos
➢ Identificação de Riscos de Fraudes e Corrupção
2.3.1.3 – Atividades de Controle
2.3.1.3.1 – Estabelecimento de controles internos para mitigar os riscos estratégicos e operacionais.
2.3.1.4 – Informação e Comunicação
2.3.1.4.1 – Utilização de informações significativas e de qualidade
2.3.1.4.2 – Comunicação com os agentes internos e externos
2.3.1.5 – Monitoramento
2.3.1.5.1 – Avaliações contínuas ou independentes
2.3.1.5.2 – Comunicação das deficiências aos responsáveis para tomada de decisão
3 - Como avaliar controles internos em nível de entidade
3.1 – Planejamento (desenvolvimento dos instrumentos de avaliação da
Governança, tais como Questionário de Avaliação de Controles Internos,
Checklist, extrato de entrevista, roteiro de verificação, procedimentos de
auditoria, etc.)
3.2 – Execução
3.3 – Relatório
3.4 – Monitoramento
3.5 – Estudo de Caso Completo de Avaliação da estrutura de
controles internos segundo o COSO ICIF 2013, forncendo subsídios
para elaboração de um plano de ação para adoção das melhoras
práticas nacionais e internacionais de Controles no Setor Público.
Governança no setor público compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade (TCU, 2014). Esses mecanismos parecem ser ignorados pelo gestor público. Isso porque é comum a veiculação de notícias na mídia tratando de fraudes no serviço público, sobrepreço na
aquisição de gêneros alimentícios, superfaturamento na compra de medicamentos, desvios de recursos públicos e corrupção generalizada. No setor público, diferente do setor privado, em vez de lucros e dividendos, o cidadão
está mais interessado em saber se as políticas públicas estão sendo adequadamente executadas e se os resultados estão sendo alcançados de forma eficiente, econômica e eficaz, ou seja, eles querem uma administração pública alicerçada em práticas gerenciais modernas, capazes de gerar melhor retorno dos tributos arrecadados e de agregar mais valor para a sociedade. Os cidadãos exigem, portanto, mais eficiência da Administração Pública.
Um portifólio de cursos que vêm a prover soluções robustas e, ao mesmo tempo, simplificadas.
A Nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133, de 2021, hoje responde por uma das principais inovações do direito público brasileiro da década. São quase 200 artigos, com mudanças de primeira grandeza se comparada com o regime licitatório anterior, recém-revogado.
O momento é o de simplificação em face do novo. De se ganhar fluência com as novas regras, de se proceder à otimização da regulamentação, e sem criar barreiras e complexidades desnecessárias.
O cardápio aqui oferecido vem a prover soluções. Simplificação. Segurança
jurídica. Um menu de capacitação do melhor nível do País.
Veja abaixo onde encontrar as publicações e cursos promovidos pelo Professor Kleberson.
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Kleberson Roberto de Souza é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal e Mato Grosso – UFMT, além possuir diversas atividades e cursos em seu currículo:
Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) da Controladoria-Geral da União (CGU) com mais de 18 anos de experiência;
Mestre em Administração Pública pela FGV;
Especialista em Direito e Controle Externo da Administração Pública pela FGV;
Especialista em Auditoria Contábil e Tributária pela UFMT;
Certificação Internacional pela International Organization for Standardization – ISO em Gestão de Riscos (C31000);
Palestrante na área de auditoria governamental, gerenciamento de riscos na Administração Pública, fraudes em licitações e contratos e avaliação de controles internos;
Coautor dos Livros Como combater a corrupção em licitações, detecção e prevenção de fraudes e Como combater o desperdício no setor público e gestão de riscos na prática, ambos lançados pela Editora Fórum;
Coautor do livro Auditoria Baseada em Riscos lançado pela Editora Fórum.
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