ANÁLISE AVANÇADA DE PREÇOS EM COMPRAS PÚBLICAS

O QUE ESTE CURSO VAI TE PROPORCIONAR?

Estudo de caso: Qual o preço certo? método de pesquisa e influência no resultado; efeito da estimativa na economicidade; riscos; fatores que afetam preços em compras dos setores público e privado.


Planejamento da contratação e análise do custo de ciclo de vida: necessidade x solução; menor dispêndio e custo de ciclo de vida; papel do preço nos diferentes momentos da contratação; como priorizar a pesquisa em compras ou itens mais relevantes; racionalização administrativa e custo-benefício do rigor metodológico na pesquisa de preços.


Como coletar referências: bancos de dados públicos; painéis de governo; ferramentas privadas; tabelas oficiais; mídia especializada; busca avançada na internet; notas fiscais; orçamento de fornecedores; dispensa eletrônica; inexigibilidade; aplicar e combinar filtros em consultas; critérios de compatibilidade de especificação de objeto e prazos de validade das referências; riscos de operação e interpretação equivocada de resultados; escassez de referências; exportação de dados em planilhas ou csv.


Como tratar os dados e estimar preços: métodos matemáticos de análise crítica dos dados; média saneada; uso de inteligência artificial para aprimorar a estimativa; modelos econométricos; análise de cenários; interpretação de resultados; estimativa com base em economia de escala, local de execução do objeto, modalidade de licitação, sazonalidade, choques de mercado; situações emergenciais; mitigação de riscos de sobrepreço e insucesso na contratação.


Formalização da pesquisa: estrutura e componentes de um relatório eficaz; descrição de metodologia; apresentação de dados e visualização; recomendação de estimativa, faixa de aceitabilidade, tomada de decisão.
Objetos especializados: medicamentos; alimentos; tecnologia.
Regulamentação da pesquisa: elementos de normas de regulamentação; estrutura e fluxo de procedimentos; papéis e responsabilidade.


Combate a fraudes: procedimentos de auditoria em preços; sobrepreço e superfaturamento; cálculo de prejuízo; conflitos de interesse; manipulação e falsificação de estimativas; carona forçada; jogo de planilha; papéis e responsabilidades; segregação de funções.

PARA QUEM SE DESTINA?

  • Demandantes, equipe de planejamento, orçamentistas
  • Pregoeiros e membros de comissão de licitação
  • Supervisores e chefias de áreas de compras e contratações
  • Responsáveis por compras diretas (dispensas e inexigibilidades)
  • Auditores, assessores e consultores jurídicos
  • Promotores e procuradores de justiça
  • Empresários, jornalistas, professores, cidadãos

PERÍODO, CARGA-HORÁRIA, LOCAL

Datas, horário, local ou modo de realização (presencial e/ou online): A combinar

➢ Carga horária: 16 horas

METODOLOGIA

Esta capacitação contempla aulas expositivas conforme a disponibilidade e interesse do contratante para cumprir a carga horária proposta, com atividades dialogadas e atividades práticas, baseadas em exemplos reais, casos concretos, boas práticas, pesquisas científicas, decisões jurisprudenciais, literatura especializada.


As aulas com ênfase prática buscam proporcionar o desenvolvimento de competências para construção de subsídios apropriados para definição futura de Estudos Técnicos Preliminares e Termos de Referência de serviços associados à gestão da ocupação, abordando histórico recente de alterações legislativas, jurisprudência, padrões e boas práticas, mudança cultural e de filosofia no ambiente de contratações, relevância estratégica da ocupação, principais aspectos, determinantes de custos, metodologias de modelagem, precificação e gestão contratual de serviços de Facilities, visando contribuir para a busca de eficiência do gasto e melhoria contínua dos processos e racionalização administrativa.


O curso será complementado com caderno técnico em formato de manual para elaboração de planejamento da contratação dos principais modelos de Facilities Management já praticados no setor público, com ênfase nos objetos de maior impacto e risco no custeio administrativo, adaptado para a realidade da unidade contratante.


O objetivo é aumentar as chances de evitar desperdícios e aproveitar oportunidades de aperfeiçoamento e otimização com base no estudo das necessidades reais, as opções disponíveis, os modelos de mercado praticados, as soluções possíveis e critérios para sua escolha, observadas as contratações públicas similares e as novas portas abertas pela Lei n. 14011/2020 e pela Lei 14.133/2021 ou mesmo pela Lei 13303/2016, no caso de empresas estatais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Conceitos e possibilidades da Gestão da Ocupação
  2. Principais modelagens contratuais de Facilities Management
  3. Metodologias de precificação
  4. Metodologias de fiscalização e gestão contratual
  5. Critérios de seleção de fornecedores

CERTIFICADO

Têm como requisito a avaliação que será disponibilizada pelo Professor Paulo Henrique na plataforma 3R Capacita após a conclusão da capacitação presencial. Cada aluno após a realização da avaliação poderá efetuar o download do certificado na sua área do aluno.

A implantação da Nova Lei de Licitações

Um portifólio de cursos que vêm a prover soluções robustas e, ao mesmo tempo, simplificadas.

A Nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133, de 2021, hoje responde por uma das principais inovações do direito público brasileiro da década. São quase 200 artigos, com mudanças de primeira grandeza se comparada com o regime licitatório anterior, recém-revogado.


O momento é o de simplificação em face do novo. De se ganhar fluência com as novas regras, de se proceder à otimização da regulamentação, e sem criar barreiras e complexidades desnecessárias.


O cardápio aqui oferecido vem a prover soluções. Simplificação. Segurança
jurídica. Um menu de capacitação do melhor nível do País.

O PROBLEMA

Livros Publicados

Veja abaixo onde encontrar as publicações e cursos promovidos pelo Professor Giovanni.

Franklin Brasil Santos é uma referência em compras públicas, gestão de riscos e combate ao desperdício no setor público. Auditor federal com ampla experiência, atuou como coordenador da área de estratégia da Central de Compras do Governo Federal, contribuindo para a modernização dos processos de licitação e contratos. É mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP e doutorando em Engenharia e Gestão pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.Coautor das obras "Como Combater a Corrupção em Licitações" e "Como Combater o Desperdício no Setor Público", Franklin capacita gestores públicos a identificar fraudes, otimizar processos e garantir o uso eficiente dos recursos públicos. Reconhecido por sua expertise e abordagem prática, ele promove a integridade, a transparência e a eficiência na administração pública, ajudando a transformar a gestão de recursos em um modelo de boas práticas governamentais.


FRANKLIN BRASIL

Lorem ipsum
dolor sit amet.

Lorem ipsum Sed do eiusmod


Dolor sit amet Adipisicing elit


Consectetur Dolor sit amet


Adipisicing elit Sed do eiusmod


Sed do eiusmod Dolor sit amet


Tempor Adipisicing elit

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris.

Sunt soluta quos nulla alias

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Distinctio ad,dicta odit veniam iure neque illum ex libero,exercitationem sunt soluta quos nulla alias ducimus possimus officiis minus mollitia quo!

Lorem ipsum dolor sit amet.

Lorem ipsum dolor,sit amet consectetur,adipisicing elit. Odio sint id quaerat atque quae quos architecto debitis. Velit quidem maiores inventore similique culpa ab sed corporis exercitationem,magni quasi eius?

Quaerat atque quae quo

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Natus officia atque,recusandae dolores aut modi similique quam laudantium impedit obcaecati iusto mollitia commodi quos id error quisquam vero enim dolor. Lorem ipsum dolor sit amet,consectetur adipisicing elit,sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam,quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate.

Exercitation ullamco laboris

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Natus officia atque,recusandae dolores aut modi similique quam laudantium impedit obcaecati iusto mollitia commodi quos id error quisquam vero enim dolor. Lorem ipsum dolor sit amet,consectetur adipisicing elit,sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam,quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate.

Commodi quos id error quisquam

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Natus officia atque,recusandae dolores aut modi similique quam laudantium impedit obcaecati iusto mollitia commodi quos id error quisquam vero enim dolor. Lorem ipsum dolor sit amet,consectetur adipisicing elit,sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam,quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Dúvidas Frequentes

Copyright © 3R Capacita– Todos os direitos reservados.